domingo, 28 de novembro de 2010

Estudo da cena do Judeu, Auto da Barca do Inferno

Como Símbolos Cénicos, temos o Bode expiatório trazido pelo Judeu, que simboliza o seu fanatismo religioso. O Judeu não representa uma classe social, mas sim um grupo, o dos Judeus.
Como Argumentos de acusação, só Joane o culpa de não cumprir os deveres da religião católica, pois alega que comeu carne em dias de jejum, não respeitou o dia dos defuntos, o Cristianismo e profanou os lugares sagrados.
Como Argumentos de Defesa, o Judeu utiliza o dinheiro como forma de entrada na Barca do Diabo e pagava ainda mais para a entrada do Bode.
Fisicamente, o Judeu traz um bode às costas, que simboliza o seu apego à religião. Psicologicamente, é fanático pelo Judaísmo e isso leva a que a sociedade despreze o seu grupo social.
Como processos de Cómico, Gil Vicente, utiliza o Cómico de situação, «Diabo– E o bode há cá de vir? \Judeu – Pois também o bode há-de ir.», «Diabo – Vós, judeu, irês à toa.\ que sois mui ruim pessoa.\ Levai o cabrão na trela!», «Judeu- Porque nom irá o judeu\ onde vai Brísida Vaz?\ Ao senhor meirinho apraz?».
Cómico de linguagem «Judeu – Má corrença que te acuda!\ Par el Deu, que te sacuda\ co’a beca nos focinhos!\ Fazes burla dos meirinhos?\ Dize, filho da cornuda!», «Joane –  Furtaste a chiba, cabrão?\ Parecês-me vós a mim\ gafanhoto d’Almeirim\ chacinado em um seirão.»
Nesta cena Gil Vicente quer criticar os Judeus de serem visto como indivíduos fanáticos pela religião e muito apegados ao dinheiro.
Como podemos ver o percurso cénico do Judeu foi Barca do Diabo de seguida foi para a Barca do Anjo e regressou á Barca do Diabo.
O Judeu foi a única personagem que o diabo recusou a levar na sua barca pois os Judeus eram tão desprezados que ninguém os queria, logo foi de reboque para o inferno.


1 comentário:

  1. Qual é a justificação do procedimento do Diabo por não querer receber o Judeu?

    ResponderEliminar